Clipping da Savi

Clipping Savilog no ar!

Confira os principais destaques que movimentaram o Comércio Exterior nestes últimos dias!

 

Protestos na França impactam a logística internacional

Desde o início do mês, trabalhadores franceses de diversos segmentos vêm realizando uma série de protestos nas principais cidades do país contra a proposta da reforma da previdência que pode aumentar em 2 anos o tempo de trabalho para a aposentadoria. Com isso, uma série de serviços vem sendo afetados, comprometendo inclusive a logística internacional por causa do cancelamento de voos e os bloqueios em estradas, trens e terminais portuários.


Governo anuncia retorno do imposto de importação sobre pneus

Extinto em janeiro de 2021, o imposto de importação de 16% sobre pneus de carga irá voltar a vigorar em prol da proteção de fabricantes nacionais, segundo informado pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Além do imposto sobre pneus, resinas plásticas também voltarão a ser taxadas com alíquota de 11,2%.


Porto de Santos registra movimentação de quase 11 milhões de toneladas em fevereiro

O Porto de Santos registrou no último mês o segundo maior volume de carga movimentada para os meses de fevereiro, totalizando 10,9 milhões de toneladas, embora esse desempenho tenha sido inferior ao registrado em 2022, quando alcançou-se o recorde histórico de 12,8 milhões de toneladas. Os embarques de importantes produtos como açúcar, carne bovina e milho registraram queda em fevereiro, desfavorecendo assim a movimentação total em relação ao ano passado.


Paranaguá recebe maior navio ro-ro em capacidade

Pela primeira vez, o navio italiano “Grande Abidjan” atracou na costa brasileira, no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Paraná, sendo o maior navio do tipo roll-on/roll-off (ro-ro) já atracado no local com capacidade de até 71 mil toneladas de carga.