Savi’s Clipping #6
Confira as principais notícias da última semana:
Brasil aumenta exportações de carne bovina para os EUA
O setor agropecuário brasileiro segue em ritmo de alta e um grande destaque dos nossos embarques tem sido a carne bovina, o quinto principal produto da nossa pauta exportadora. Para os Estados Unidos, que é um dos maiores consumidores dos nossos produtos agropecuários, houve alta de 91% no volume embarcado nos nove primeiros meses deste ano, fazendo com que a participação da carne bovina no mercado americano saltasse de 6% para 16%.
APM Terminals anuncia que deixará o Porto de Itajaí em 2023
Fim da licitação! A APM Terminals, responsável pelas operações logísticas do Porto de Itajaí em Santa Catarina, anunciou que irá deixar de operar no local a partir do dia 31 de dezembro deste ano. Desde que foi feito o anúncio, diversas empresas estão migrando suas cargas para outros portos do sul do país a fim de evitar danos e atrasos em suas operações. No entanto, a CTIL Logística já ganhou o arrendamento provisório do terminal.
Comércio entre Brasil e Canadá bate novo recorde histórico
O Canadá é um dos mais importantes parceiros comerciais do Brasil e ganhou ainda mais relevância na nossa economia durante esse ano por causa da guerra na Ucrânia, que fez com que buscássemos novos fornecedores de diversos produtos. As importações de adubos e fertilizantes químicos, essenciais para o nosso agronegócio, registrou uma alta significativa. Ao todo, a corrente comercial entre Brasil e o Canadá totalizou US$8,223 bilhões, alcançando um novo recorde histórico.
Exportações chinesas registram queda em outubro
As exportações da China registraram queda no último mês. Esta foi a primeira queda desde 2020, ocasião em que a pandemia de Covid-19 estava em seu período mais crítico. Segundo a Administração Geral das Alfândegas, as exportações caíram 0,3% em outubro, o que representa uma queda expressiva em comparação com o aumento de 5,7% alcançado em setembro e, com isso, ficando muito abaixo das expectativas dos analistas.