Modalidades de Embarque

LCL (Less than a Container Load)

PIER TO PIER = CFS/CFS

Quando usar: Utiliza-se essa modalidade quando não há necessário de utilizar a capacidade completa do contêiner. Nessa operação o contêiner é DESOVADO no terminal e as cargas são entregues para diferentes empresas.

Para fins burocráticos, é importante estar atento à embalagem utilizada na operação, que pode ser: PALLET, CAIXAS, BARRIS, ESTRADO ou ENGRADADO de diferentes materiais.

HOUSE TO PIER = CY/CFS

Quando usar: Essa modalidade é utilizada quando o exportador utiliza toda a capacidade do contêiner, porém a mercadoria possui diferentes consignatários. Portanto, quando o contêiner chega no terminal portuário é realizada a desunitização da carga e cada mercadoria é transportada para seu destino final.

FULL CONTAINER LOAD (FCL)

HOUSE TO HOUSE = CY/CY

Quando usar: A mercadoria destinada ao importador ocupou toda a capacidade do contêiner. Ou seja, o contêiner sai cheio da origem e é levado até a empresa que o importou, depois o contêiner deve ser devolvido ao seu dono (owner) pelo TERMO DE DEVOLUÇÃO DO CONTAINER.

Para fins burocráticos, é necessário estar atento às informações do contêiner: NÚMERO DO CONTAINER, LACRE, TARA e, obviamente, o que há dentro dele e suas embalagens.

PIER TO HOUSE (FCL) = CFS/CY

Quando usar: Utiliza-se essa modalidade quando existem diversos exportadores na operação que irão consolidar o contêiner, porém apenas um consignatário vai recebê-lo e depois terá que devolvê-lo mediante assinatura do TERMO DE DEVOLUÇÃO DO CONTAINER.

MODALIDADES ESPECIAIS

BB (BREAK BULK) = ITEM DE CARGA: SOLTA

Quando usar: Break Bulk é o caso de mercadorias que por sua natureza não possuem uma embalagem, por exemplo uma lancha, ela não cabe dentro de um contêiner e não sai de fábrica em uma embalagem. A operação para transportá-la é a chamada Break Bulk, também muito utilizada para cargas granéis.

ROLL ON ROLL OFF

Quando usar: RORO, ou também chamado de Roll-on Roll off é uma modalidade de embarque para transporte de carros, vans, caminhões, ônibus e até mesmo aviões e helicopeteros. Diferente do transporte convencional, dentro de containers, nessa modalidade, os automóveis entram e saem do navio rodando.