Aeroportos: Quem lidera o mercado de exportação no Brasil?

Os aeroportos detêm um papel de destaque para a infraestrutura logística mundial. O modal aéreo é fundamental para o comércio exterior dada a agilidade desse meio de transporte de cargas.

Existem duas principais agências que fiscalizam a infraestrutura e a logística por via aérea que tem diversas especificidades e processos que devem estar de acordo com as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Para entender melhor qual a solução adequada para a logística da empresa é importante conhecer as opções para esse transporte. Segundo listagem da Infraero, no Brasil existem mais de 35 aeroportos de carga e de passageiros, focados em operações nacionais e internacionais (Fonte: INFRAERO).

Pelo alto custo envolvido neste modal, ele torna o processo oneroso e muitas vezes inviabiliza a operação. Mercadorias de baixo valor agregado ou que sejam volumosas tornam a utilização desse modal uma opção financeiramente impraticável.

Outro ponto que requer atenção nesse transporte é a forma como é cobrado o frete aéreo, pois se trata de uma cobrança feita por peso real ou peso cubado, aquele que for maior. O peso cubado nada mais é que uma relação entre o volume da mercadoria e o peso ideal para aquele volume.

Funcionamento dos Aeroportos

Conhecer o funcionamento dos aeroportos é necessário para o gerenciamento logístico dos processos de comércio exterior, tendo em vista que algumas mercadorias demandam cuidados especiais, por exemplo produtos farmacêuticos.

Apesar de parecer simples, existe um alto nível de complexidade na operação de um aeroporto. Diversos cuidados devem ser tomados para que tudo ocorra bem e que as mercadorias cheguem ao seu destino conforme especificações.

Tanto nas importações quanto nas exportações, as mercadorias passam por algum nível de inspeção para evitar que materiais ilícitos e perigosos sejam embarcados sem os devidos cuidados.

Além disso, dependendo do tipo de material existem restrições no transporte, como é o caso de produtos perigosos. São consideradas cargas restritas os produtos químicos de uso controlado, explosivos, inflamáveis e isótopos radioativos.

Para que ocorra o transporte via modal aéreo de um desses produtos, é necessário ter uma autorização prévia da companhia aérea e as embalagens deverão atender às normas de segurança da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Papel dos Aeroportos nas Exportações

De acordo com os dados do Ministério da Industria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as Exportações via modal aéreo representaram cerca de USD 14,7 bilhões, aproximadamente 5,26% do total de USD 280,81 bilhões das exportações do ano de 2021 (Fonte: ComexStat)

Por se tratar de uma economia focada na exportação de commodities (produtos de baixo valor agregado e grandes volumes), as exportações aéreas do país têm um papel menor quando comparadas com aquelas feitas pelo modal marítimo que totalizam 88,44% do volume de 2021 (Fonte: Comex Stat).

Principais Aeroportos Brasileiros

Dentre os mais de 35 aeroportos nacionais é possível listar aqueles que têm um volume maior de movimentação de cargas e pessoas. Os 5 aeroportos brasileiros mais movimentados no ano de 2021 foram (Fonte: AEROFLAP):

             Aeroporto de Guarulhos (23,6 milhões de passageiros)

             Aeroporto de Brasília (10,3 milhões de passageiros)

             Aeroporto de Campinas (9,75 milhões de passageiros)

             Aeroporto de Congonhas (9,43 milhões de passageiros)

             Aeroporto de Recife (7,34 milhões de passageiros)

Principais Aeroportos no Mundo

Por se tratar de um meio de transporte seguro e eficaz, tanto para cargas quanto passageiros, as principais economias mundiais controlam os mais movimentados aeroportos internacionais.

Lista dos 10 principais aeroportos do mundo (Fonte: SEGUROSPROMO):

Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, Atlanta – EUA

Aeroporto Internacional de Pequim – China

Aeroporto Internacional de Dubai – Dubai

Aeroporto Internacional de Tóquio – Japão

Aeroporto Internacional de Los Angeles – EUA

Aeroporto Internacional O’Hare, Chicago – EUA

Aeroporto Internacional Heathrow, Londres – Inglaterra

Aeroporto Internacional Hong Kong – Hong Kong

Aeroporto Internacional Shanghai Pudong – China

Aeroporto Internacional de Paris – França

Estratégias Para Utilizar o Modal Aéreo

Devido ao custo elevado desse modal, o mais indicado é que seja utilizado para mercadorias com alto valor agregado ou que são necessitadas com certa urgência, pois como já foi dito: a depender do tipo de produto esse meio transporte inviabiliza o processo.

Apesar disso existem algumas estratégias que podem beneficiar o envio aéreo, como, por exemplo, o envio pela modalidade courier. Esse tipo de transporte é mais restrito, porém custa menos se comparado ao envio formal.

Essa modalidade pode ser utilizada para envios pequenos e leves e tende a ser uma ótima saída para empresas que têm urgência ou que buscam uma alternativa mais segura de transporte.

Cuidados a Serem Tomados

Conforme falamos, o custo pode ser um problema para o processo, porém essa preocupação não pode se limitar ao custo do frete, mas também aos valores de armazenagem e capatazia.

Outro cuidado a ser observado é no quesito logístico: é importante utilizar uma embalagem adequada e se atentar ao peso e volume que ela agregará ao embarque, pois isso pode gerar um custo extra já que a taxação do aéreo ser por quilograma ou por peso cubado.

É importante conhecer as nuances do transporte aéreo e contar com um agente de cargas especializado e habilitado a operar pode ajudar nesse processo. Assim, todos os problemas na utilização desse modal podem ser mitigados.

Conclusão

Devido aos avanços tecnológicos o modal aéreo tem se mostrado uma alternativa mais adequada para determinados casos, levando em consideração os problemas enfrentados pela crise logística mundial. A segurança e a agilidade desse meio de transporte são seus principais atrativos na hora de escolher uma opção.

Realizar uma análise crítica das necessidades da empresa se torna a melhor maneira de optar por um modal. Verificar pontos como a urgência, o orçamento e a cadeia logística também são importantes na hora de optar pelo aéreo.

Dentre as vantagens estão a rapidez, a segurança e a redução dos custos referentes ao armazenamento de mercadorias. Entretanto, o transporte aéreo de cargas também tem desvantagens, especialmente pelo alto custo, pela limitação de peso, volume e produtos que podem ser transportados dessa maneira.