Como contratar frete marítimo: importação e exportação
Operações de importação e exportação exigem dos interessados um prévio planejamento que leve em consideração todos os custos e cuidados necessários.
Um dos fatores de maior impacto no resultado do custo final é o frete internacional, por conta dos elevados preços e alto grau de riscos envolvidos.
Dentre os modais de transportes utilizados, o frete marítimo é o mais popular entre os players de comércio exterior.
No texto de hoje vamos descobrir quais as vantagens do modal marítimo e como fazer para contratar esse tipo de transporte.
Por que o frete marítimo é o mais utilizado?
A escolha pelo modal marítimo é determinada por usa série de fatores avaliados.
Alguns pontos como as dimensões, peso bruto, tipo de produto, tempo de trânsito, entre outros, fazem com que a opção marítima seja a mais adequada para o transporte internacional.
Vamos descobrir então agora quais os fatores que fazem com que o frete marítimo seja o mais indicado na maioria dos casos.
Preço
Um ponto central que determina os valores cobrados pelos operadores logísticos para realizarem os fretes é o preço do combustível.
Em operações internacionais envolvendo países com uma distância muito longa, as únicas duas opções aplicáveis na maioria dos casos é o transporte entre portos ou aeroportos.
O custo de operações aéreas tende a ser mais caro devido o volume alto de combustível gasto levando em conta o volume de cargas transportadas.
Proporcionalmente, gasta-se uma quantidade muito menor de combustível para o transporte de cargas no modal marítimo, fazendo com que na grande maioria dos casos esta opção seja a menos onerosa para os contratantes dos fretes.
Capacidade
Como você já deve saber, os transportes marítimos acontecem, em sua esmagadora maioria, através de navios porta-contêineres.
Isto faz com que o modal marítimo seja aquele que representa o maior volume de carga movimentada, comparado aos demais modais de transporte.
Para se ter uma ideia, a aeronave Antonov 225, que infelizmente foi destruída nos conflitos ocorridos entre Rússia e Ucrânia, até então era o maior avião cargueiro do mundo, suportava transportar até 250 toneladas em longas distancias.
Um navio porta contêiner, por sua vez, suporta em média, 230 mil toneladas em sua capacidade máxima.
Quais as formas de contratação do frete marítimo?
O mercado de transportes internacionais é um dos mais acirrados da economia mundial.
Armadores e empresas de agenciamento de cargas disputam diariamente cada carga movimentada no mundo.
Para importadores e exportadores há pelo menos três (3) possibilidades principais de contratação deste tipo de frete.
Plataformas de marketplaces
Essa sem dúvidas é a mais recente e inovadora das modalidades de contratação de fretes internacionais marítimos.
Com a digitalização do comércio exterior em geral, diversas plataformas surgiram com o objetivo de facilitar o acesso de embarcadores às melhores opções de fretes disponíveis no mercado.
Em resumo, o dono da carga cadastra a sua demanda na plataforma inserindo todos os dados necessários – rota, tipo de mercadoria, Incoterms, dados da carga, valores etc.
Após o envio da demanda, os fornecedores de fretes internacionais cadastrados no marketplace são notificados e buscam as opções que atendam à necessidade informada previamente.
Tão logo recebam as condições solicitadas, cada fornecedor envia sua oferta via sistema e aguarda pela resposta.
Após o prazo estipulado pelo embarcador para receber todas as opções, ele pode então decidir qual das ofertas enviadas é a que melhor atende os seus objetivos.
Tudo virtualmente, sem a necessidade de e-mail e telefonemas.
Agentes de Cargas
A forma mais conhecida e utilizada para contratação de fretes internacionais marítimos é através de empresas de agenciamento de cargas.
Estas empresas, conhecidas como agentes de cargas, são especializadas em fretes internacionais.
Normalmente, não possuem frotas de caminhão, navio ou aeronaves próprias, porém, trabalham junto aos donos destes equipamentos para conseguirem melhores negociações de tarifas e condições para movimentação de cargas.
Estas empresas são verdadeiras intermediários e possuem muito conhecimento do cenário logístico internacional, com escritórios e parceiros estratégicos espalhados ao redor de todo o mundo.
Não por acaso, é muito comum agentes de carga brasileiros utilizarem do serviço de um agente de cargas de outro país nas movimentações logísticas necessárias no país de origem de uma importação, por exemplo. A recíproca também é verdadeira, quando agentes brasileiros servem de apoio operacional para cargas que “pertencem” a outro agente.
Para a contratação deste serviço é necessário entrar em contato com um vendedor que represente a empresa de agenciamento, que fornecerá todas as informações necessárias para cumprimento dos trâmites exigidos.
Armadores
Os armadores são as empresas que possuem sua própria frota de navios e seus próprios contêineres, por isso conseguem ofertar as melhores tarifas no mercado.
A grande questão é que se faz necessário movimentar um volume de cargas recorrente, de peso e quantidade extremamente expressivos para conseguir realizar uma negociação direta com esses big players da logística internacional.
Para garantir que as viagens em seus navios sejam feitas sempre com sua capacidade máxima preenchida, os armadores exigem em suas negociações que uma quantidade predefinida de espaço seja regularmente atendida pelo embarcador.
Esse tipo de contratação é escolhido por grandes indústrias que escoam regular e diariamente um vasto volume de contêineres e, por isso, conseguem negociar sem a necessidade de intermediários.
E então, gostou de saber mais sobre os tipos de contratação de fretes?
Temos conteúdos regulares por aqui feitos especialmente para você que quer conhecer e estar por dentro de tudo que acontece no comércio exterior e na logística internacional.