negociacoes internacionais

Como melhorar minhas negociações internacionais?

As empresas que atuam no comércio internacional precisam se preocupar em agir de maneira estratégica. Uma das maneiras de ter sucesso em melhorar as relações internacionais é manter uma comunicação que respeite a cultura, a maneira de pensar do outro e, principalmente, que respeite o seu espaço.

 

Existem técnicas específicas para ajudar empresas a terem melhor resultado nas negociações internacionais, como pesquisa de mercado, conhecer melhor seu parceiro, planejar e executar visitas, presentear com brindes, manter um bom relacionamento com o negociador – observando a cultura, sem ser invasivo e criando laços reais que muitas vezes podem ultrapassar a barreira profissional e gerar muitos negócios, ainda que o contato mude de empresa ou área de atuação.

 

Qual a importância dos Negócios Internacionais para o Comércio Exterior?

O comércio exterior é feito de negócios internacionais, tudo aquilo que movimenta a balança comercial de um país está ligado a esse assunto. Profissionais que se relacionam melhor com seus compradores e vendedores entregam resultados mais relevantes do que os que não o fazem, já que a chance de receber consultas é maior quando se tem um bom relacionamento.

 

 

Benefícios de ter um bom relacionamento com seus clientes e fornecedores no exterior

Fazer com que o cliente feche negócios com sua empresa é o melhor motivador que se precisa para ter e manter um bom relacionamento com clientes e fornecedores. Ter a certeza de que os negócios estão sendo fechados por conta do relacionamento e não apenas por conveniência da outra parte ou por uma razão isolada precisa ser o combustível para construir relacionamentos.

 

O cliente poder enxergar você como figura de autoridade em algum assunto vai fazer com que ele busque seus conselhos em qualquer novidade que ele tenha sobre um determinado assunto e esta posição não se constrói de um dia para o outro, ela precisa ser fomentada a cada contato, a cada oportunidade.

 

Como negociar com cada cultura?

Cada cultura possui suas próprias maneiras de negociar, ainda que as pessoas não se deem conta disso. Uma mensagem mal respondida, uma ligação não atendida, uma explicação dada de qualquer maneira, podem botar a cabo toda uma era de trabalho e para evitar isso é imprescindível conhecer pelo menos um pouco do outro.

Fuso horário: é importante se atentar e respeitar os fusos horários. Ainda que em algumas culturas seja normal trabalhar fora do horário de escritório, respeitar o limite do outro é sempre uma boa pedida.

Traços culturais: entender o que se faz, o que se assiste, o que se come, se o esporte favorito é futebol ou não podem ser detalhes decisivos para um fechamento, já que as pessoas tendem a ter mais afinidade com quem gosta das mesmas coisas que ela.

Idioma: não há como não citar idioma porque ele é fundamental. Não quer dizer que é obrigatório falar o idioma do outro, mas certamente falar será um diferencial e colocará sua empresa na frente das outras.

História do país: não precisa conhecer todos os heróis de guerra e os presidentes do país, mas ter uma ideia de quem colonizou o país e que desentendimentos pode haver com países próximos pode ajudar a não entrar em enrascadas.

Religião: talvez o mais importante, pois não se ataca ou desdenha a religião alheia e diversos países possuem fiéis muito fervorosos, que levam muito a sério todos os ensinamentos e que, em algum momento, podem parecer estranhos a quem não tem familiaridade com o assunto.

Adaptabilidade: certamente a mais importante característica de um negociador internacional. Se adequar ao outro vai tornar possível fazer negócios com culturas totalmente diferentes, além de demonstrar respeito para com ele.

 

Técnicas de negociação

 

Existem formas de negociar. Desde a mais simples, como um e-mail, até pegar um voo de última hora para apertar a mão do comprador. Cada realidade é uma e as empresas precisam entender quais opções elas possuem para fazer com que os negócios aconteçam.

E-mail: é com certeza o método mais utilizado, porque o receptor responde quando lhe for conveniente. Nenhum e-mail é urgente, por isso não envie quatro ou cinco e-mails sobre algo que precisa ser resolvido imediatamente. Neste caso, use uma das opções abaixo.

Ligação: é a que mais funciona, apesar da barreira idiomática. Quando ambos os atores estão confortáveis com o idioma, ligar ainda é a maneira mais eficiente de se fechar um negócio.

Chamadas de vídeo: cada vez mais frequente depois da pandemia de covid-19, as chamadas de vídeo funcionam como a ligação comum, mas ajudam a perceber melhor as expressões da outra parte.

WhatsApp: há quem aprove, há que não suporte, mas o fato é de que o WhatsApp e aplicativos parecidos vieram para ficar e fecham negócios milionários todos os dias.

Viagem: precisa ser planejada com antecedência e na maioria das vezes envolve alto investimento, mas é uma maneira eficiente de mostrar ao cliente e fornecedor que sua empresa se importa com ele/ela.

Feiras: feiras e eventos são maneiras de encontrar muitos fornecedores ou clientes em um só lugar e são uma excelente pedida para quem quer aproveitar bem a viagem.

 

Conclusão

Ter uma boa relação comercial com clientes e fornecedores é papel do profissional de negócios internacionais, que certamente trará resultados a curto, médio e longo prazos. Conecte-se com a gente! Estamos sempre buscando novas amizades pelo mundo! Vamos conversar e construir essa conexão.