Frete aéreo nas importações e exportações
Quando se trata de frete internacional, importadores e exportadores contam com algumas opções para transportar suas cargas, a depender do tipo de mercadoria.
Um dos modais que pode ser utilizado é o aéreo, que apesar do custo mais elevado em relação ao transporte marítimo via contêineres, a rapidez na entrega pode compensar em determinadas situações.
Segundo dados do portal da infraestrutura do Governo Federal, o modal aeroviário ainda é pouco utilizado no Brasil: apenas 4% de toda carga movimentada no país e a principal justificativa é justamente o elevado custo desse tipo de operação.
Quais as vantagens do frete aéreo e quando escolhê-lo?
O quesito rapidez é um dos mais importantes nesse modal, pois uma carga que demoraria semanas para chegar ao destino via container leva poucos dias no modal aéreo. Sem contar que, além disso, a questão da segurança também é muito relevante no frete aéreo, visto que o risco de acidente ou roubo da carga é bem menor se comparado às demais formas de transporte.
No que diz respeito a cargas urgentes, o modal aéreo também é perfeito para atender as expectativas e é bastante utilizado no transporte de alimentos perecíveis, flores, itens de reposição para máquinas, joias e equipamentos utilizados na indústria médica, a exemplo do que temos acompanhado nesses tempos de pandemia para o transporte aéreo de equipamentos de proteção individual, vacinas, respiradores, remédios, dentre muitos outros.
Quais os documentos necessários para essa operação?
Assim como nos outros modais de transporte internacional, no frete aéreo é necessário um Conhecimento de Embarque, nesse caso, o Air Waybill, conhecido no dia a dia como AWB que é emitido pela própria companhia aérea ou pelo agente de cargas internacional.
Nele constam informações essenciais sobre a carga, tais como: nome e dados da empresa emissora, informações gerais (nome, endereço, CNPJ) do exportador e do importador, quantidade de volumes, peso, dimensão e tipo de embalagem.
Quais os principais aeroportos de carga do Brasil?
Devido a sua extensão territorial e grande população, o Brasil é um dos países com o maior número de aeroportos no mundo, em que além do grande número de passageiros transportados, estima-se que cerca de 1 milhão de toneladas de cargas entram e saiam do nosso território anualmente.
O Aeroporto de Viracopos, localizando na cidade de Campinas, interior de São Paulo, é o mais movimentado do país em volume de cargas, o que se intensificou nos últimos meses com a logística voltada para a entrada de doses de vacinas contra a Covid-19 no país. Tanto é que o aeroporto já recebeu algumas certificações e premiações internacionais em razão do seu bom desempenho e eficiência da sua logística.
Além de Viracopos, os aeroportos com o maior volume de carga transportada nos últimos meses no Brasil, são Manaus, Recife, Guarulhos e Brasília.