Peso Bruto X Peso Taxado no LCL

Ao planejar uma importação é de primeira necessidade fazer a preparação do fluxo de caixa para quando a carga chegar, e parte deste trabalho é a estimativa de numerário, que é construído com base na cotação de frete internacional.

Nos casos em que não há carga suficiente para utilizar um contêiner todo, ou seja, um embarque FCL (Full Container Load), os importadores – e exportadores – preferem utilizar a modalidade de contêiner parcial, conhecido como LCL (Less than a Container Load), quando o contêiner é dividido entre diversas empresas importadoras.

Para tornar possível essa operação, os consolidadores (conhecidos como co-loaders e NVOCCs) limitam as cargas por contêiner para que seja viável colocar o máximo de importadores diferentes em um mesmo equipamento, tornando a receita advinda desta operação suficiente para cobrir os custos e este texto explica como este cálculo é feito.

Quais as diferenças?

Para efetuar o cálculo de frete é preciso conhecer as medidas no formato C x L x A (comprimento, largura e altura) e peso bruto da carga (peso líquido da carga em si somado à sua embalagem) e, então, saber se a cobrança será pelo peso bruto ou pela cubagem, pois existe uma grande diferença no custo final, dependendo de qual for maior.

Se a carga for mais densa, a cobrança se dará pelo peso bruto (ton – tonelada) e se a carga for volumosa, os valores serão baseados na cubagem (m³ – metros cúbicos).

Peso Bruto

Para se chegar ao peso bruto basta somar o peso líquido da carga e o peso de sua embalagem – que pode ser um pallet, uma caixa de papelão ou madeira, um saco de ráfia, uma estrutura metálica, ou qualquer coisa que proteja o produto – e multiplicar este número exato (ou seja, considerando as casas após a vírgula) pelo custo do frete internacional.

As taxas locais de destino serão cobradas também considerando o peso em todos os casos em que o fator de cobrança seja ton ou metro (w/m – em inglês weight or meter). Então, se uma capatazia custar 100 reais por ton ou metro e a carga for densa com peso de 2,5 toneladas, a capatazia aplicada será de 250 reais.

Peso taxado

Peso taxado é aquele considerado com base no que for maior entre o peso bruto e o peso cubado. Para se ter o peso cubado de uma carga LCL é preciso multiplicar as medidas de largura, altura e comprimento da carga embalada, utilizando metro como unidade de medida, e o resultado será o peso cubado (volume) em metros cúbicos (m³). 

Continuando no exemplo acima, caso essa carga tenha grandes dimensões, a probabilidade de a cobrança ser feita pelo valor da multiplicação cubada é alta, isso porque uma carga com 2 metros de comprimento, 1,5 metros de altura e 2 metros de largura (ainda que pese 2,5 toneladas do exemplo acima), terá uma cubagem total a ser considerada de 6m³. Como o frete internacional e demais despesas são calculadas considerando o maior valor (peso taxado), o total da capatazia será então 600 reais, em vez dos 250.

 

Conclusão

Já é sabido que nas operações marítimas os valores de frete internacional do LCL terão como fator de cobrança o peso ou a cubagem, o que for maior – que é o Peso Taxado. Além disso, também está claro que muitas vezes a diferença entre valor de peso bruto e do cubado é expressiva.

 

Ainda ficou alguma dúvida? Entre em contato com nosso time de especialistas ou deixe seu comentário aqui que responderemos tão rápido quanto enviamos nossas cotações de LCL.