Savi’s Clipping #11
Quer se atualizar sobre as principais notícias do Comércio Exterior da última semana? Confira os destaques que selecionamos!
Produção, venda e exportação de veículos crescem no Brasil
Pelo sétimo mês consecutivo, mais de 200 mil veículos foram produzidos pelas montadoras brasileiras em nosso território; este número significou um volume 34% superior ao registrado no ano passado. No mês de novembro, a produção aumentou quase 5% em relação ao mesmo mês em 2021 e, no acumulado do ano, a soma dos veículos aqui produzidos superam em 6,9% a produção do ano passado, alcançando quase 2,2 milhões de unidades. As negociações do último mês tiveram uma alta de 18% em relação a novembro de 2021, sendo a venda de ônibus o grande destaque. Em relação ao setor de exportação, os principais destinos desses veículos são o México, a Argentina e a Colômbia.
Trigo brasileiro poderá bater recorde de exportação
As exportações agropecuárias brasileiras seguem alcançando recordes históricos ano após ano. Consequentemente, o trigo tem sido bem-sucedido na nossa pauta exportadora em 2022. Historicamente, o Brasil é um grande importador de trigo, visto que nossa produção interna não costuma atender toda a nossa demanda por esse tipo de cereal. No entanto, a boa safra deste ano fez com que nossos embarques registrassem alta de mais de 300% em relação ao volume exportado em 2021. Ao longo dos últimos 11 meses, o Brasil exportou mais de 2,5 milhões de toneladas de trigo. Entre seus principais destinos destacam-se a Arábia Saudita, a Indonésia, Marrocos, Vietnã e África do Sul.
União Europeia proíbe importação de produtos vindos de áreas desmatadas. Exportações brasileiras poderão ser afetadas
Na última semana, membros do Parlamento Europeu e dos Estados-membros da União Europeia chegaram a um acordo que busca banir de suas importações produtos oriundos de terras desmatadas ou degradadas ilegalmente, como cacau, soja, café e carne bovina. Diante disso, exportações brasileiras poderão ver-se afetadas, visto que esses produtos são preponderantes em nossa pauta de exportação.
Assim também, segundo levantamento feito acerca da agricultura brasileira, houve um incremento de 20% no desmatamento do país durante o ano passado. Cabe agora às empresas e ao setor público atuarem com mais rigidez sobre essa pauta ambiental, a fim de evitar perdas financeiras locais, caso haja diminuição no setor de exportações.