Savi’s Clipping #2

Confira as principais notícias que movimentaram o Comércio Exterior e o mundo na última semana!

ANAC e Receita Federal fazem operação contra importação ilegal de aeronaves

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Receita Federal do Brasil (RFB) deflagraram, na última semana, a Operação Rainha da Sucata em Londrina, no Paraná. Essa operação tem como principal objetivo proibir a oferta e venda de aeronaves acidentadas e suas peças que entram ilegalmente em nosso território. Diversos hangares e contêineres foram lacrados no Aeroporto 14 Bis, estima-se que cerca de 100 aeronaves sem documentação regular estão aguardando liberação.

Brasil pode crescer mais que a China pela primeira vez em 42 anos

Paulo Guedes, atual Ministro da Economia, apontou que segundo estatísticas do decorrer deste ano, a economia brasileira poderá crescer mais que a chinesa. Caso isso de fato ocorra, será a primeira vez em 42 anos. Além disso, cabe mencionar que atualmente, o nosso país já cresce em ritmo mais acelerado que Estados Unidos, França e Alemanha. Segundo projeções do Banco Mundial, a China deve crescer 2,8% este ano, enquanto o Brasil voltou a crescer 4,5%, enquanto grandes potências estavam em recessão.

Coreia do Norte dispara mísseis contra o Japão

Pela primeira vez em cinco anos, a Coreia do Norte disparou mísseis contra o Japão. Em resposta, o Japão e soldados americanos dispararam mísseis no mar em direção à Coreia do Norte. A provocação assustou as autoridades japonesas que pediram que a população se abrigasse como forma de prevenção.

Brasil formaliza pedido de entrada na OCDE

Após anos de negociações e especulações, o governo brasileiro emitiu um memorando oficial para pleitear a entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne as maiores economias do mundo. Com a entrega deste memorando, o Brasil passará pela avaliação de 26 comitês que atuam em diferentes áreas, como as do meio ambiente, saúde e gestão fiscal. Até o momento, o Brasil já cumpriu 108 dos 230 requisitos para se tornar membro oficial e a estimativa de adesão completa deve demorar entre 3 e 5 anos.

Continue acompanhando-nos e fique por dentro das principais notícias!