Savi’s Clipping #3

Confira as principais notícias da última semana!

Restrições portuárias no Haiti

O Haiti vem enfrentando uma série de problemas de violência e bloqueios que impedem a logística no país. Com isso, as atividades do Port-au-Prince permanecerão limitadas e os agendamentos suspensos até que se restabeleça a normalidade no país.

Greve na África do Sul e a logística internacional

Trabalhadores da estatal sul-africana Transnet anunciaram greve na última semana, impactando, assim, os serviços ferroviários de carga e os portos do país. Diversos terminais já estavam sem operação na semana passada, causando grande comoção para as empresas que possuem cargas a liberar no país. Greve de trabalhadores na França impacta o estoque de combustíveis. Cerca de um terço dos postos de gasolina na França estão com estoques baixos devido à greve dos trabalhadores do setor petroleiro do país e, com isso, o valor do litro da gasolina e do diesel acabou aumentando. A greve se deve a que a Confederação Geral do Trabalho (CGT) reivindica um aumento salarial de 10% para compensar a inflação no país. No entanto, apesar da tentativa do presidente Emmanuel Macron, a greve continua e a população busca novas alternativas.

Exportações brasileiras crescem acima da média global

Dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) mostram que no primeiro semestre deste ano, as exportações brasileiras cresceram 21% em valor se comparado ao primeiro período de 2021. Enquanto isso, a alta na média global foi de 18%. Nas importações o Brasil registrou alta de 32%, enquanto a média global cresceu 21%. Essa alta é reflexo do aumento generalizado dos preços que está impactando os mercados de todo o mundo. Entretanto, em relação ao volume embarcado, essa alta não foi tão significativa, registrando 1,8%, sendo que as importações registraram 1,3%.

MSC renova rede intra-asiática

A MSC Mediterranean Shipping Company, uma das maiores empresas de logística e transporte marítimo do mundo, dá mais um passo para a expansão da sua rede intra-asiática, com a oferta de serviços novos e atualizados que já entrarão em vigor em novembro deste ano. Uma das novas rotas é a “Dolphin”, que irá conectar a China à Indonésia e a outros países asiáticos, como Tailândia e Vietnã. O “New Origami” é a nova conexão entre Japão e Coreia do Sul para o Vietnã e das Filipinas e Taiwan para Coreia do Sul e Japão. O “Seahorse” irá agilizar o tempo de trânsito da China e Taiwan para Malásia e Cingapura e o “Orchid” irá conectar e dar mais eficiência ao trajeto do sul da China para a Malásia, fortalecendo e promovendo, assim, a logística asiática.

China aumenta restrições no Porto de Xangai

Autoridades em Xangai reforçaram as restrições na região até o dia 10 de novembro a fim de evitar a propagação do coronavírus devido ao surgimento de novos casos. Com isso, é provável que alguns atrasos no embarque e na liberação de cargas aconteçam nas próximas semanas no Porto de Xangai, que já conta com restrições na entrada de caminhões e na circulação de pessoas.

Continue nos acompanhando e fique por dentro das principais notícias que movimentam o mercado mundial e que possam impactar os seus embarques!