Savi’s Clipping #4

Confira as principais notícias da última semana!

Xi Jinping é confirmado como líder pelos próximos 5 anos na China

Após uma semana da 20ª Conferência do Partido Comunista Chinês, o líder chinês, Xi Jinping, que governa o país há uma década, confirma seu cargo como secretário-geral do Partido Comunista Chinês pelos próximos cinco anos.

Exportação de cachaça brasileira registra alta de 53%

Entre janeiro e setembro deste ano, as exportações brasileiras de cachaça alcançaram valores semelhantes ao período pré-pandemia, chegando a US$14,47 milhões, ou seja, um aumento de 53% em relação ao mesmo período de 2021. Notou-se também uma redução na quantidade de cachaçarias, visto que algumas sofreram com a baixa demanda e acabaram fechando durante a pandemia. De acordo com as informações divulgadas, a queda foi de 2%, sem contar o mercado informal da bebida, pois estima-se que cerca de 90% dos produtores não estão cadastrados no ministério.

Exportações de arroz cresceram mais de 30%

No último mês, as exportações brasileiras de arroz cresceram 30%, aumento registrado pelo terceiro mês consecutivo. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, houve alta de 253,5% na receita obtida com os embarques e de 263,8% no volume exportado. O estado do Rio Grande do Sul é o grande responsável pelos embarques do arroz com casca, com quase 100% do total embarcado. México e Venezuela se consolidam como os principais destinos do nosso cereal.

Embarques de carne suína atingem novo recorde no Brasil

As exportações de carne suína alcançaram um novo recorde no terceiro trimestre deste ano, chegando a 310 mil toneladas. O crescimento em relação ao trimestre anterior foi de 16,5%, como reflexo imediato da alta dos preços. A China se consolida como o principal destino da nossa carne suína, com quase 40% de participação; em seguida, outros países asiáticos como Filipinas, Hong Kong, Singapura e Japão compõem esse ranking. Chile e Argentina também são importantes destinos da nossa carne suína.

Continue de olho nas nossas redes sociais e fique por dentro das principais atualizações sobre as importações e exportações brasileiras!