Savi’s Clipping #5
Confira as principais notícias da última semana!
Importações de carne bovina brasileira crescem nos EUA
As exportações brasileiras de carne bovina para os Estados Unidos registraram alta esse ano e já representam 16% de toda a carne bovina importada pelo país. No ano passado, o percentual era de 6%. A carne bovina brasileira ficou atrás apenas da Austrália e da Nova Zelândia. Os Estados Unidos compraram 7,4% da carne bovina exportada pelo Brasil este ano, contra 5,5% no mesmo período do ano passado.
Novas restrições de Covid-19 na China impacta produção de iPhone
A China ainda segue com várias restrições contra a Covid-19 e o surgimento de casos no país faz com que o governo determine medidas rígidas para conter a disseminação. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram muitos trabalhadores de fábricas, inclusive da Apple, viajando a pé por quilômetros para evitar a quarentena obrigatória dentro das instalações. Para contornar essas restrições e evitar o desabastecimento dos produtos, a Apple vem investindo na sua produção na Índia; o volume produzido neste país, no entanto, ainda é muito baixo em relação ao que a China consegue ofertar.
Rússia suspende acordo de exportação de cereais ucranianos
Em meio à guerra que assola o território ucraniano desde fevereiro, a Rússia decidiu suspender o acordo de exportação de cereais ucranianos, após ataque na Crimeia no último sábado. Com isso, os Estados Unidos acusaram a Rússia de “transformar os alimentos em armas, impactando diretamente as nações necessitadas”.
Alta tecnologia perde espaço na pauta de exportação brasileira
A participação de bens tecnológicos vêm perdendo espaço na pauta de exportação brasileira, causando a queda de 15,8% para 11,9% nos embarques de média-alta tecnologia e de 4,7% para 2,2% em relação a itens de alta tecnologia no período entre 2018 e 2021.
As commodities agrícolas, no entanto, seguem em alta e ganhando cada vez mais destaque nos nossos embarques, tendo a China como principal destino.