Como encontrar fornecedores logísticos em outros países?

Se você trabalha com agenciamento de cargas, certamente já precisou encontrar um fornecedor em um país com o qual que não costuma operar frequentemente e têm pouco movimento, mas que precisou para atender, pois houve uma solicitação de cotação de um cliente. Se você já se perguntou por onde começar e como encontrar fornecedores logísticos em outros países, de maneira prática, simples e segura, então este post é para você.

 

As feiras de logística, como a Intermodal South America que aconteceu recentemente, assim como outras pelo mundo, são é uma das maneiras de encontrar agentes no exterior, porque os além de diversos expositores presentes tornam possível stands, é possível encontrar e conhecer muitos fornecedores em um só dia, no mesmo lugar dentro da feira. Além disso, as manhãs que antecedem à feira podem ser bem produtivas para conhecer os agentes e levá-los à sua empresa (já que é comum que a feira aconteça no período da tarde e da noite).

 

Catálogos de cadastro de agentes de cargas, como o Marine Traffic, AZFreight e similares também são uma forma de encontrar parceiros, porém nem sempre confiáveis, por não contarem com verificação de segurança por parte dos portais, mas com cautela podem ser uma boa fonte de pesquisa porém, são maneiras bastante utilizadas.

 

Redes de agentes (networks), como a WCA, MarcoPolo, CGLI e outras são um método seguro e eficaz, pois possuem uma rede de agentes verificados e que passaram por um filtro de segurança, que pode variar por categoria de network.

 

Isso porque além além das redes em si, elas filtram os agentes em possuem sub redes de especialistas, como sendo que no caso da WCA que classifica em existem ainda, WCA Pharma, WCA Time Critical, WCA Projects, WCA Perishable, WCA e-commerce, WCA Realocations e WCA Dangerous Goods, cada um com especialistas certificados em suas áreas de atuação.

 

 

Como método de proteção adicional, sua empresa pode buscar indicações entre os agentes de cargas no exterior com quem já trabalha, ou seja, perguntar aos parceiros conhecidos se eles podem indicar empresas que sejam confiáveis financeiramente e seguras para se trabalhar, já que uma operação pode estar em risco se colocadas em mãos estranhas.

 

E você, usa algum método que não tenha sido mencionado aqui? Deixe seu comentário.