Savi’s Clipping #16

Savi’s Clipping no ar!

Separamos as principais notícias que movimentaram a logística, o Comércio Exterior e as Relações Internacionais na última semana. Confira!

1) LATAM Cargo divulga principais produtos transportados em 2022

Segundo os dados divulgados recentemente pela LATAM Cargo, no ano passado, as cargas mais transportadas internacionalmente a bordo de aeronaves brasileiras foram acessórios e peças automotivas, calçados e maquinários, representam mais da metade do volume exportado do Brasil para o exterior, seguidos de outros itens, como frutas, flores, vegetais, pescados, têxteis, medicamentos e vacinas.

2) Brasil participa do Fórum Econômico Mundial

Entre os dias 15 e 20 de janeiro a cidade de Davos, na Suíça, sediou um dos eventos internacionais mais importantes do mundo, o Fórum Econômico Mundial. Esse fórum acontece desde 1971 e reúne líderes das maiores economias do mundo, a fim de debater diversos assuntos de nível internacional e criar estratégias e soluções para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

A delegação brasileira contou com a presença de Fernando Haddad e Marina Silva que, dentre muitos outros temas, também debateram questões ambientais e de preservação da Amazônia.

3) Brasil registra safra recorde de trigo e reduz dependência externa

Historicamente, o Brasil é um grande importador de trigo. No entanto, com o aumento da safra dos últimos anos, essa dependência externa vem reduzindo e aumentando o destaque brasileiro nas exportações do cereal.

Em 2022, o Brasil registrou movimentação recorde do cereal, com 8,78 milhões de toneladas importadas e exportadas no período, sendo 5,71 milhões de toneladas provenientes das importações e 3,07 destinadas às exportações, valor quase 3 vezes maior que o registrado em 2021.

4) China dá início às comemorações do Ano Novo Chinês

A China iniciou, no dia 22, as comemorações de um dos feriados mais importantes para a população, o Ano Novo Chinês. Eles estão celebrando a chegada do ano 4721, o ano do coelho. Essa semana, portanto, é repleta de comemorações com tradições milenares e um alto fluxo de pessoas por todo o país.